ADIN ENTRA EM ACÇÃO E TRAÇA A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

A Agência de Desenvolvimento Integrado da Região Norte (ADIN), esteve ontem, 22 de Março do presente ano, reunida com os 2 (dois) órgãos de Governação na Província do Niassa, em Lichinga, para o primeiro workshop com vista a traçar estratégias de desenvolvimento institucional dos órgãos.

No acto da abertura, Armando Panguene, Embaixador e Presidente da ADIN, disse estar honrado com a presença das duas figuras máximas de Governação ao nível da Província para a validação da estratégia do ADIN.

Segundo Armando Panguene, a realização deste primeiro workshop da ADIN na Província do Niassa foi motivada pela vulnerabilidade da proximidade com os Distritos de norte de Cabo Delgado e as fronteiras com a Tanzânia e Malawi.

“A ADIN tem o mandato de promover e coordenar as acções multiformes de desenvolvimento assegurando uma eficaz coordenação interinstitucional a todos os níveis. Trata se de uma plataforma à disposição de todas as entidades públicas, privadas e da sociedade civil, na facilitação e articulação dos seus esforços visando contribuir na qualidade de vida das populações” – disse o Embaixador.

Na mesma ocasião, Elina Judite Massengele, Governadora de Província do Niassa, disse estar convicta de que “o evento é realizado num contexto do novo normal e acredita que é desta forma que as coisas devem acontecer”. Ainda na sua intervenção de boas-vindas, a Governante avançou que Niassa possui terras aráveis e extensas para a prática de agricultura, bem como de imenso potencial de recursos tanto naturais como humanos e uma população jovem.

Dinis Chambiuane Vilanculo, Secretário do Estado na Província do Niassa, que procedeu a Abertura do evento, referiu que “a avaliação notou que as assimetrias socioeconómicas e a fraca presença das instituições do Estado e o consequente fraco provimento dos serviços públicos, parece que conduzem a alienação de jovens de ambos os sexos para uma contestação violenta com fortes ligações extremas”.

Com a duração de um dia, espera se que no final deste seminário seja produzido um documento que venha reflectir os anseios dos diferentes actores no processo de desenvolvimento da região em geral e da Província do Niassa em particular (GACII).

elaz?? escort

Artigos relacionados