A PROVÍNCIA DE MANICA VAI EXPORTAR 400 TONELADAS DE LITCHI

A província de Manica vai exportar para o mercado europeu mais de quatrocentas toneladas de litchi, em relação a época passada a cifra aumentou em um por cento, num mercado que necessita mais de seis mil toneladas.

A informação foi avançada pela Governadora de Manica Francisca Tomás, no Distrito de Sussundenga, no acto do lançamento da campanha de comercialização de litchi, que constitui desafio do Conselho Executivo Provincial potenciar e assistir produtores desta fruta, visando aumentar a produção e produtividade.

Segundo a governante, é um desafio do conselho executivo ganhar destaque na produção de litchi, conferindo a Província o estatuto de uma das maiores produtoras e exportadoras desta fruta. Explicou ainda que para reverter este cenário, continuar-se-á a centrar as atenções na promoção da produção de mudas e no fomento a nível do sector familiar, bem como na assistência técnica por forma a obter-se grandes quantidades e Litchi de qualidade.

A dirigente desafia as empresas fomentadoras e a todas as instituições ligadas a investigação agrária para a necessidade de introdução de novas variedades bem como a expansão da produção para os demais distritos com condições agroecológicas favoráveis

Artigos relacionados