A PROVÍNCIA DE MANICA ESPERA PRODUZIR 4.3 MILHÕES DE PRODUTOS DIVERSOS, NA CAMPANHA AGRÁRIA 2022/2023

Produtores da província de Manica esperam produzir mais de quatro milhões e trezentas mil toneladas de produtos diversos, numa área preparada de um milhão e duzentos mil hectares.

A cifra representa um incremento em mais de quatro por cento em relação a campanha agrícola 2021/2022. Apesar de reconhecer os avanços na produção, a Governadora de Manica FRANCISCA TOMÁS reconhece que ainda persistem enormes desafios ligados à resiliência às mudanças climáticas tendo em conta os ventos fortes, a estiagem e a seca e as chuvas excessivas que de forma cíclica assolam a província e que nesta campanha não será excepção.

Aliado as mudanças climáticas, igualmente a Província tem se ressentido da problemática da lagarta de funil do milho, causando enormes perdas de culturas, bem como da febre aftosa que afecta o gado.

Para FRANCISCA TOMÁS estas situações colocam pressão sobre a área de investigação, por forma a encontrar soluções mais sustentáveis e exigem a observância de medidas para a sua mitigação.

Assim, a governante exorta a todos os produtores a acompanhar com atenção os conselhos sobre os melhores momentos para realizarem as sementeiras, de forma a coincidirem com o período de maior abundância de chuva, apostando na semente certificada e de ciclo curto. Na cerimónia de lançamento da campanha agrária no povoado de Chiringandzou, posto administrativo de Messica, distrito de Manica duzentos produtores receberam insumos agrícolas.

Artigos relacionados