INSPECTOR GERAL DO MADER EXORTA AO REAJUSTE DA BASE DE INDICADORES DO SECTOR FAMILIAR

A exortação foi pronunciada no dia 26 de Junho corrente no âmbito do arranque da II Reunião Técnica da Direcção Nacional da Agricultura Familiar que decorre no distrito de Matutuine, sob o Lema ”Pela integração da agricultura familiar em cadeias de valor produtivas”.

 

Segundo o dirigente, os indicadores do sector familiar devem ser reajustos pelos chefes de departamentos no processo de Planificação. Frisou que o sector de desenvolvimento da agricultura familiar e os órgãos provinciais são chamados a redobrar esforços na implementação de acções que visam contribuir para integração dos pequenos produtores nas cadeias de valor agrárias produtivas e na geração de rendimentos.

 

Num outro momento, o Inspector Geral eeixou saber que em Moçambique a agricultura familiar representa cerca de 97,8% das explorações agrícolas e joga um papel importante na geração de emprego rural, contribuindo assim para a segurança alimentar familiar e nacional. Sublinhou que os ddos do último Inquérito Agrário Integrado (IAI 2020), reportados até ao nível distrital, indicam que apenas 6,9% dos produtores tem acesso aos serviços de extensão, 0.6% ao crédito e 9.1% procede com o uso de tecnologias melhoradas. Por conseguinte, desafiou aos sectores, a todos os níveis de decisão, a reformular os planos tomando em consideração os dados deste documento.

 

O encontro de dois dias visa abordar sobre os indicadores do sistema nacional de monitoria denominado MRV, apreciar os subprogramas em curso no sector e as respectivas metodologias de implementação com impacto directo no desenvolvimento da agricultura familiar.

Artigos relacionados