GOVERNADOR DE MAPUTO DESAFIA MARRACUENE A APOSTAR NA PRODUÇÃO DE ARROZ EM GRANDE ESCALA

O facto decorreu no dia 12 de Junho corrente no âmbito da visita de trabalho que Sua Excelência Júlio Parruque efectuou ao Distrito. Na ocasião, o dirigente orientou ao Governo de Marracuene a estimular o aumento da produção agrária através do aumento das áreas de cultivo. Para o efeito, o governante exortou aos extensionistas do Distrito a apoiar os produtores em técnicas apropriadas.
Dando seguimento as actividades, o Chefe do Executivo Provincial escalou um campo de agrícola de produção de arroz pertencente a Silvestre Honwana, produtor no Baixo Incomáti. O Governador ficou impressionado com o que viu e encorajou este e outros produtores a aumentarem as áreas de cultivo deste cereal.
Silvestre Honwana prevê colher em 1/4 de hectare, 2,5 toneladas de arroz, na presente época. O produtor pediu apoio técnico para aumentar a sua producão e em nome dos produtores, a maioria associada, solicitou a reabilitação do dique de protecção das águas do Rio Incomáti.
Marracuene tem disponível uma área de 1500 hectares para produção de arroz, um potencial que está a despontar na região do Baixo Incomáti. A produção global valorada do Distrito em 2020 foi de 78.778.722.206,14 Meticais, uma realização de 86,8 por cento. Na produção agrária, foram alcançadas 453,878.9 toneladas de produtos diversos.

Artigos relacionados