MADER ESPERA PRODUZIR 2.623,7 TONELADAS DE SEMENTE CERTIFICADA DIVERSA NA PRESENTE CAMPANHA AGRÁRIA 20|21

A informação foi avançada hoje, dia 04 de Junho corrente, em Maputo, por Sua Excelência Olegário Banze, Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural no âmbito da abertura da Reunião Técnica Anual da Direcção Nacional de Sanidade Agropecuária e Biossegurança (DNSAB) sob o LEMA, “Sanidade pela produção Agropecuária e Defesa da Saúde Pública”.

Segundo Sua Excelência Olegário Banze, a disponibilização de insumos de qualidade aos produtores constitui uma prioridade do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Igualmente, avançou que para presente campanha importou-se 2.137 toneladas de semente com vista a garantir a produção de alimentos.

“Em 2020 lograram-se êxitos no combate à importação ilegal de frangos e seus derivados através da fiscalização conjunta, integrando técnicos de diferentes instituições do MADER, da Autoridade Tributaria de Moçambique, INAE e Direcções Provinciais de Agricultura e Pescas e Serviços Provinciais de Actividades Económicas. Nesta acção foram apreendidas e revertidos a favor do Estado 350,7 toneladas destes produtos e atuados os respectivos infractores”, frisou Sua Excelência Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Nesta reunião pretende-se fazer uma reflexão sobre as actividades do Sector com base no balanço de actividades de 2020, o decurso das actividades de 2021, perspectivas do ano 2022, e proporcionar um alinhamento das actividades entre os diferentes sectores visando o alcance célere dos objectivos do Programa SUSTENTA 2020-2024 e o Programa 2020-2024 do MADER.
O encontro decorre em estreita coordenação com os Serviços Provinciais de Actividades Económicas, Direcções Provinciais de Agricultura e Pescas, Direcções do MADER, diferentes intervenientes nesta área e parceiros de cooperação e desenvolvimento.

Artigos relacionados