Vale do Limpopo vai aumentar volume de produção de arroz

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, procedeu esta segunda-feira 24 de Agosto, o lançamento do início das actividades de nivelamento de cinco mil hectares de terra para dinamizar os níveis de produção de arroz no Vale de Limpopo , Província de Gaza.

Esta acção enquadra-se na implementação do projecto sustenta visando garantir o aumento dos níveis de produtividade onde a província de Gaza vai duplicar a sua produção saindo dos actuais 3.5 toneladas para 6 toneladas por hectare.

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural explicou que, o programa de nivelamento envolve dois perímetros irrigados nomeadamente três mil hectares para o regadio de Chókwé e dois mil para o baixo Limpopo, para a intensificação da produção do arroz.

Para a operacionalização desta actividade, o Governo desembolsou através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), cerca de seiscentos mil milhões de meticais que se destina limpeza e manutenção de canais de rega e valas de drenagem, reparação de equipamentos, manutenção de vias de acesso, fomento e comercialização da produção do arroz.

 

Ainda no quadro da visita à esta província, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia visitou a fábrica de processamento de milho e arroz, SECHIL, LDA.

 

Artigos relacionados