PR Visita Unidade de Produção da Banana em Namaacha

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi Visitou na manhã desta sexta-feira, 21 de Agosto, a unidade de produção da banana Quinta da Belavista (QVB), onde mostrou-se satisfeito com os níveis de produção alcançados pela empresa.  

Trata-se de uma unidade dedicada a produção e exportação de bananas para a vizinha África de Sul. Actualmente a empresa possui uma área total de 637 hectares estando a explorar 117 hectares com uma previsão de chegar até 280 hectares de produção.

Na ocasião o presidente da República, Felipe Nyusi enalteceu o crescimento da empresa e mostro- se satisfeito em ver que a Unidade privilegia a mão- de- obra moçambicana para as suas actividades.

“Testemunhamos a produção da banana, uma fruta com bastante peso nas culturas de rendimentos susceptível de exportação e venda no mercado doméstico além do emprego de centenas de moçambicanos”. Referiu

Durante a visita, o Presidente da República analisou o pulsar da situação económica da província tendo ressaltado que, a província de Maputo registou um aumento de produção de 4.2% impulsionado pelos sectores da industria transformadora que subiu em 18% seguido pelos sectores de transporte, armazenagem e comunicações com uma taxa próxima de 10%, Agricultura com aumento de 9% e o comércio com uma subida de 26%.

Para o PR, o crescimento registado na província de Maputo, esta alinhado com a orientação estratégica que visa a consolidação das cadeias de valores da agricultura inserindo o sector familiar nas cadeias de abastecimento da industria alimentar referindo as açucareiras de Xinava e Maragra e a ligação das zonas rurais aos mercados urbanos e de exportação.

Artigos relacionados