Técnicas melhoradas alavancam produção de caju em Gaza

Produtores do caju da província de Gaza alcançam produção assinalável resultante da disseminação de técnicas melhoradas tais como o maneio integrado dos cajueiros, substituição de copas velhas pelas novas, entretanto Lúcia Macuacua hoje em dia, tornou-se uma referencia na produção de caju naquela província graças as técnicas que aplica em seu pomar
Lúcia Salvador Macuacua é produtora da castanha de caju, numa área de 8 hectares com 865 cajueiros, no posto administrativo de Macuacua na localidade de Chilatanhane, distrito de Manjacaze província de Gaza. Esta começou com a actividade de plântula de cajueiros em 2010, e em 2016 começou a sua primeira apanha de castanha.
Esta conta que desde, o inicio da plantação contou com apoio técnicos de extensão na transferência de tecnologia em maneio integrado de cajueiros para poder lograr sucesso na produção. Lúcia diz que assistência que obteve dos técnicos foi essencial nos resultados que obteve na campanha de 2016/17 de pouco mais de uma tonelada da castanha do caju.
Na campanha 2017/18 não obstante as mudanças climatéricas que se fizeram sentir naquela região do país, a produtora diz que conseguiu obter um rendimento considerável de uma tonelada e meia da castanha de caju o que lhe permitiu a premiação no lugar de melhor produtora da castanha do caju da província de Gaza.
Já na campanha vigente a produtora espera obter bons rendimentos, porque afloração dos cajueiros dão bons indicativos, entretanto para salvaguardar bons rendimentos no tempo de inverno a produtora diz que faz o tratamentos dos cajueiros 10 em 10 dias para não comprometer a afloração diferentemente de quando a temperatura esta normal que o tratamento é feito de 21 a 21 dias.
Segundo a produtora, nesta época de apanha do caju por dia consegue ter dois baldes de caju, onde aproveita o próprio caju para fazer sumo, água ardente para o comércio e através do trabalho de apanha consegue propiciar trabalho para a comunidade local em troca da castanha ou dos valores monetários.
??O mais difícil na actividade de produção de caju é o início da lavoura do campo e assistência das plantas porque requerem muita paciência e muitos cuidados, mas não desisto da produção pois garante o sustento da minha família, assim como da mão-de-obra que trabalho com ela na época de pico da campanha.
Para a produtora a castanha de caju não tem problema de mercado pois o próprio distrito é o comprador da castanha, assim como alguns clientes provenientes de Maputo procuram pelo seu produto naquela província, entretanto o seu grande desafio é ampliar a área da produção.

Artigos relacionados