IIAM empenhado na procura de mecanismos que visam o aumento da capacidade de responder as necessidades dos produtores e do país em tecnologias agrárias

IIAM realiza sua 3ª Reunião Anual

Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) realizou nos dias 22 e 23 de Novembro de 2018 a 3ª Reunião Anual no Campus Principal, na Avenida das FPLM, a luz do lema “Investigação Agrária em Prol do Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar e Nutricional” que contou com a participação de cientistas, técnicos afectos à instituição e parceiros de cooperação.

Dentre os vários tópicos agendados foram considerados os resultados de investigação agrária alcançados na campanha 2017/2018, perspectivas da investigação agrária com os parceiros e produtores no período 2018/2019, documentos relevantes no desenvolvimento da investigação agrária e os programas e projectos de investigação em curso na instituição.

É de realçar que a 3ª reunião Anual do IIAM realizou-se numa ocasião em que o país está a empenhar-se na realização de programas e projectos de investigação que visam o aumento da produção e produtividade agrária de forma a salvaguardar a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda.

Deste modo, o encontro procurou encontrar mecanismos que visam o aumento da capacidade de responder as necessidades dos produtores e do país em tecnologias agrárias adequadas para as várias regiões agro-ecológicas na perspectiva do aumento da produção e produtividade, e geração de renda.

No seu discurso de abertura o Inspector Geral disse “Que uma investigação rubusta depende de investimentos no desenvolvimento do capital humano e social, bem como na transferência de tecnologias melhoradas de produção agrária”.

Importa destacar que, o IIAM realiza investigação e transferência de tecnologias agrárias em todo o país através das suas Direcções Técnicas e Centros Zonais, tendo em consideração o potencial agro-pecuário das diferentes regiões agro-ecológicas do país. O desafio do IIAM é realizar investigação agrária e transferência de tecnologias que contribuam para o crescimento económico e alívio da pobreza no país, à luz do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA).

Artigos relacionados