MOÇAMBIQUE PARTICIPA DO FÓRUM REGIONAL DE APICULTURA

Decorre de 21 a 24 de Março corrente, na cidade de Durban, o III° Simpósio Regional Africano APIMÓNDIA sob o lema “Desenvolvimento da Indústria da Apicultura em África”.

O evento visa partilhar estudos e experiências, bem como expor as diferentes variedades de Mel e seus derivados. Neste fórum serão debatidos vários temas, como são os casos de status da apicultura em África, comércio do mel, projectos de desenvolvimento de apicultura rural, mudanças climáticas, legislação sobre rastreio e monitoria de resíduos, exportação do mel para Europa e seus condicionalismos, e apicultura sustentável.

A delegação de Moçambique está sendo coordenada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e é composta por 6 Empresas nacionais (Mocuba Honey Campany, Micaia Foundation, Manica Honey Company, Parque Nacional da Gorongosa, Frutimel, Agri-mel), assim como pelos Serviços Distritais de Actividades Económicas dos Distritos de Zavala (Inhambane) e Matutuíne (Província de Maputo).

Participam do fórum Países da África, América e Europa, como África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Eswatini, Malawi, Uganda, Maurícias, Botswana, Etiópia, Congo, Argentina, Chile, Turquia, entre outros. Estão igualmente, representantes da CODEX, União Europeia e ISO Certificação.

De referir que, está previsto para o Mês de Setembro a realização do 48° Congresso Internacional de Apicultura, no Chile.

Artigos relacionados