ZAMBÉZIA INTENSIFICA A DIVULGAÇÃO DE MEDIDAS PARA O CONTROLO E TRATAMENTO DE RAIVA

A informação foi dada a conhecer no dia 28 de Setembro corrente pelo representante do Governador da província da Zambézia, Rafique Rassul, no âmbito das celebrações do Dia Mundial de Luta contra a Raiva que se realizou sob o lema: “RAIVA: One Health, Zero Mortes”.

Na ocasião, o Director do Gabinete do Governador deixou saber que a divulgação de medidas para o controlo e tratamento antes e depois da mordedura são efectuadas mediante actividades de promoção e apoio na vacinação de animais, bem como com a consciencialização da população sobre os perigos que a Raiva representa para a saúde pública.

Num outro momento, o Representante do Governador referiu que nos últimos 5 anos, 48 pessoas foram vítimas da doença e mais de 15 mil sofreram mordeduras. Avançou que esforços vêm sendo envidados pelo Conselho Executivo Provincial e parceiros com vista a eliminação da Raiva.

Por sua vez, Edson Teimoso, Representante do Director Provincial da Agricultura e Pescas da Zambézia, frisou que a Raiva é uma doença que não só afecta os animais, mas também aos homens quando os animais não são vacinados. Apelou a todos os participantes a levarem os seus animais para os pontos de vacinação que é gratuita evitando causar doenças que podem custar valores avultados.

Artigos relacionados