Vice-Ministra do MASA recebe hoje homólogo da Bielorússia

A Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar Luísa Meque, recebeu na manhã de hoje, no seu gabinete, o Vice-Ministro da Agricultura e Alimentação da Bielorússia, Igor Brylo com quem manteve encontro, onde passaram em revista assuntos tocantes a cooperação e desenvolvimento do sector agrário.
O encontro serviu para os governos dos dois países manifestarem e reiterar à vontade em fortalecer a cooperação em vários domínios de interesse comum com maior destaque para a produção de sementes, vacinas, mecanização agrícola e agro-processamento.
Em breves notas no final do encontro com Sua Excelência Luisa Celma Meque, Igor Brylo, disse que Moçambique possui um forte potencial agrícola e tem todas condições para produzir e exportar os alimentos.
“O nosso país possui uma forte experiência em processos de industrialização, principalmente no sector agrário com destaque para a mecanização agrícola, e que pode ser partilhado com Moçambique e nós podemos colaborar, como país, em alguns aspecto de modo a fortalecer este sector, concretamente nas estratégias de desenvolvimento de novas culturas e troca de experiencia na área de investigação”.
Por seu turno, a Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar Luísa Meque enalteceu a abertura do seu homólogo da Bielorússia em apoiar Moçambique no aumento da produção e admitiu que o país possui muitas áreas para produzir alimentos.
Na ocasião revelou ao seu homólogo que o grande constrangimento que o sector da agricultura enfrenta é a aquisição das vacinas para prevenção e combate de doenças de animais e apelou ao Governo da Bielorússia a trazer experiência de produção de vacinas para Moçambique.

Artigos relacionados