Vacinados mais de quatro mil bovinos contra febre aftosa em Nampula

Um total de 4.793 cabeças de gado bovino foi vacinada contra a febre aftosa, nas últimas quatro semanas, na província de Nampula, no quadro da campanha de vacinação em curso no país. A doença afecta cinco distritos da província, designadamente Angoche, Larde, Moma, Mogovolas e Murrupula.
A chefe dos serviços de Pecuária, na Direcção provincial de Agricultura e Segurança Alimentar, Deuladeu de Azevedo, disse à AIM que no total serão vacinados 50.516 animais afectados por esta doença.
“A campanha está a decorrer normalmente e o plano é vacinar 14.545 animais em Angoche, 21.414 em Mogovolas, 7.923 em Moma, 1.282 em Larde e 5.352 em Murrupula”, explicou Deuladeu de Azevedo. A província de Nampula tem um efectivo bovino de 100.107animais, número que poderá crescer até Dezembro com mais 225 cabeças em resultado do fomento pecuário.
Segundo a responsável pela Pecuária em Nampula, a província dispõe de infra-estruturas sanitárias para as tarefas ligadas à sanidade animal como, por exemplo, 49 tanques carracicidas operacionais e 50 farmácias rurais.
Dados disponíveis referem que, no plano de produção pecuária do sector familiar, Nampula pretende colocar no mercado, este ano, 1.514 toneladas de carne bovina contra 30.461 do sector privado. Por outro lado, os serviços pecuários de Nampula estão em campo numa campanha de vacinação contra a raiva abrangendo cães e gatos. Jornal Noticias, 07 de Agosto de 2018

Artigos relacionados