TECNOLOGIAS NO CENTRO DAS ATENÇÕES DO MADER

A manifestação foi dada a conhecer no dia 29 de Agosto do corrente ano, no Auditório do Pavilhão do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural à margem do seminário que versava sobre a Agricultura Digital que decorreu no âmbito da realização da 58ª Edição da FACIM.

Na ocasião, Christophe Charles, Representante da Empresa E-Livestock Global, deixou saber que está estabelecida uma parceria com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural com vista a avançar com a instalação de tecnologias que monitorizem o gado no que se refere a saúde de animais por forma a garantir intervenções mais rápidas. Segundo o Representante da Entidade, com esta parceria espera-se que pouco mais de 15 mil cabeças de gado das províncias de Maputo e Gaza beneficiem-se desta inovação.

Por sua vez, Credêncio Muanze, da Direcção de Planificação e Políticas do MADER, frisou que estas intervenções são necessárias porque podem permitir a facilitação de processos que poderiam levar mais tempo. Salientou que o uso de tecnologias e a criação de uma plataforma onde os produtores podem ter informação útil e actualizada permite saber o que está a acontecer no campo para se tomar melhores decisões.

De referir que, as tecnologias devem ser vistas como o caminho urgente a seguir para facilitar a tramitação de processos burocráticos, acesso rápido à informação e modernização do sector agrícola e pecuário para os produtores, principalmente os de pequena escala.

Artigos relacionados