SUSTENTA ALOCA MEIOS DE TRABALHOS AOS EXTENSIONISTAS

O SUSTENTA é um programa nacional de integração da agricultura famíliar em cadeias de valor produtivas. Na sua implementação o projecto aumentou a rede de extensão nacional, onde passará a contar com 4.001 extensionistas, sendo 550 extensionistas supervisores e coordenadores, e 3.451 extensionistas técnicos de campo, dos quais 2.158 são recém-contratados, incrementando a cobertura nacional de 4.6% para 11%.

Foram ainda treinados cerca de 3.420 extensionistas em diferentes matérias relacionadas com assistência integral as famílias e fomento a produção. Este treinamento, para além de capacitar os extensionistas no geral, tinha o objectivo de munir os supervisores de ferramentas necessárias, com vista a actuarem como catalisadores das cadeias de valor produtivas, apoiando os extensionistas coordenadores e técnicos de campo na planificação, produção e ligação aos mercados interno e externo.

Com relação aos meios de trabalho para os extensionistas, foram adquiridos e alocados 4.224 kits de extensionistas (agrícola e pecuária), 2.218 motorizadas, sendo 1.249 para os antigos extensionistas e 1.032 para os recém-admitidos com uma cota de combustível mensal de 45-35 litros, respectivamente, bem como, aquisição de 4.224 tablets para todos extensionistas com um crédito mensal de 1000 meticais.

Estes dados foram partilhados no decurso do I Conselho Coordenador do MADER que se realiza em Bilene, na província de Gaza, sob o lema: Moçambique rumo a fome zero 2020/30.

youtube abone sat?n al

Artigos relacionados