Sussundenga vai produzir leite pausterizado

A primeira fábrica de leite esterilizado em Moçambique está a ser construída no distrito de Sussundenga, na província de Manica, prevendo-se que venha a cobrir não só o território nacional, como também a região austral de África.
Localizado em Mpandeia, a 74 quilómetros, a sul da cidade de Chimoio, o empreendimento conta com tecnologia de ponta, sendo pertença da empresa Agro-Pecuária (AGROMACO).
A iniciativa surge na base de um crédito do Banco Mundial, de um milhão e 317 mil dólares norte-americanos, através do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), parte integrante do Projecto Pólos Integrados de Crescimento (PPIC), inserido no Ministério da Economia e Finanças.
Segundo o proprietário da empresa, Samuel Guisado, citado pelo “Notícias”, a futura indústria, que se prevê entre em funcionamento entre finais de Dezembro e princípios de Janeiro próximos, está projectada para produzir mil litros por hora, entre leite esterilizado e derivados de queijo, manteiga e iogurte.
Para isso já está na fase final a montagem dos equipamentos auxiliares, cujo principal objectivo é suprir o défice nutricional, sobretudo nas camadas desfavorecidas ao nível nacional e para exportação, fundamentalmente, para o vizinho Zimbabwe.
Numa primeira fase está prevista a importação, da África do Sul, de 100 cabeças de vaca leiteira, encontrando-se já em quarentena na zona de Matsinho, distrito de Vanduzi, em Manica, 78 animais daquela espécie do tipo Jesy, que cada um custa entre 1300 e 1500 dólares.
A meta é de alcançar, ainda este ano, a importação de 200 vacas leiteiras a serem distribuídas, sem custos, ao sector familiar, concretamente nos distritos de Macate, Gondola, Vanduzi e Sussundenga.
Com efeito, estão já na fase final as obras de construção de cinco centros de recolha de leite, dos quais três serão geridos pelas cooperativas de leite de Vanduzi, Matsinho e Gondola e os restantes por centros internatos educacionais em Marera e Amatongas.
A ideia é cobrir um universo de 800 criadores com vaca leiteira em Manica, através do fomento, durante um período máximo de cinco anos.
Neste momento, em cada vaca são extraídos 20 litros de leite por dia, podendo ainda ultrapassar essa quantidade, quanto mais se alimentar.

Artigos relacionados