O evento teve lugar no dia 22 de Novembro corrente, no Auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e foi presidido pela Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, Leonor Neves Mondlane.
Na ocasião, a Secretária Executiva deixou saber que ao longo dos últimos dez anos, a taxa de desnutrição crónica em crianças menores de 5 anos de idade reduziu de 43% (Estudo de Base, SETSAN 2013) para os actuais 37% (IDS, 2022/2023).
A dirigente, avançou que os níveis continuam altos de acordo com os parâmetros aceitáveis de 20%, estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), daí que para fazer face a este e outros desafios, o Governo através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural aprovou a Política e Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN 2024-2030).
Segundo a governante, após a aprovação da PESAN estão planificadas várias acções de seguimento, nomeadamente: o lançamento da PESAN ao mais alto nível do Governo ainda este ano; disseminação da PESAN e elaboração dos Planos Operacionais Provinciais; elaboração do Instrumento de Monitoria e Avaliação da PESAN a todos níveis; continuação do Mapeamento das Intervenções de SAN; e, o rastreamento dos fundos alocados para SAN no País.
De referir que, o presente Conselho Consultivo do SETSAN visa essencialmente proceder com a consulta e validação dos documentos que serão objecto de análise na VI Sessão do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a saber:
• Balanço do grau de cumprimento das Recomendações da XIV Sessão Ordinária do Conselho Consultivo do SETSAN;
* Relatório Balanço de Actividades Realizadas na Área de SAN no quinquénio 2020 – 2024;
* Relatório de Avaliação de Segurança Alimentar e Nutricional Pós-Colheita 2024;
* Termos de Referência do Fórum Nacional de SAN.