REDE DE EXTENSÃO AGRÁRIA DUPLICADA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

A informação foi dada a conhecer por Sua Excelência Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no dia 06 de Junho corrente, numa entrevista concedida ao programa Cartas na Mesa da Rádio Moçambique.

Segundo o dirigente, a duplicação da rede de extensão agrária, foi possível através da mobilização de recursos para contratação de mais extensionistas, aquisição de equipamentos para mobilidade, nomeadamente motas, e a reestruturação de um Instituto que está orientado para a gestão da extensão rural em Moçambique. Avançou ainda que se procedeu com este exercício ao longo dos dois anos para dar corpo à principal componente do programa SUSTENTA que é a transferência de tecnologia no que diz respeito à extensão.

Num outro momento, o governante frisou que hoje sente-se um grande aumento na produção de todas as culturas que estão a ser fomentadas no âmbito deste programa. Referiu que o consumo de sementes subiu em mais de 30 por cento e que os dados do primeiro trimestre da presente campanha agrária mostram um crescimento de 4,2 por cento.

“O SUSTENTA é um programa que prevê a integração da agricultura familiar ou dos pequenos agricultores em cadeias de valor, e sabemos a importância que estas indústrias e agro-indústrias têm na cadeia de valor. São mercados preferenciais que acrescentam valor.” disse Celso Correia.

Artigos relacionados