REALIZADO O WORKSHOP SOBRE A FERRAMENTA DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM MOÇAMBIQUE

O evento teve lugar hoje, terça-feira 10/08, no auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e foi dirigido pelo Dr. Américo Manuel da Conceição, Director Nacional do Desenvolvimento Pecuário.

No seu discurso de ocasião, o Director Nacional deixou saber que a produção pecuária nacional em 2020 foi de 141 mil toneladas de carnes contra 129 mil toneladas de 2019, o que corresponde a um aumento de 9,7%. Frisou que com esta produção e produtividade, o País reduziu a importação de proteína animal. Avançou que o subsector pecuário está a crescer, graças ao inestimável apoio e contribuição dos parceiros de cooperação, do sector público, e sector empresarial nacional.

Segundo o Dr. Américo, o diagnóstico e Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica constitui uma etapa chave para a identificação das lacunas chaves com vista a reforçar o sistema de vigilância sanitária e epidemiológica robusta, premissa eficaz e incontornável no âmbito da necessidade de prevenir-se a propagação de doenças animais endémicas, emergentes, transfronteiriças incluindo zoonoses, no cumprimento da agenda nacional que concorre para a melhoria da produção e produtividade, segurança alimentar, qualidade de vida e longevidade da população.

O Sistema de Informação Epidemiológica Veterinária joga um papel fundamental na recolha, sistematização, análise e disseminação de informação sanitária que remete aos órgãos decisórios tomar uma decisão e em tempo oportuno.

Artigos relacionados