Realizada IIª Reunião do Comité de Amêndoas

O encontro decorreu nesta quarta-feira, dia 25 de Novembro do ano em curso, na Província de Nampula, e foi dirigida pelo Director Geral do Instituto de Amêndoas de Moçambique, Ilídio Bande.
A reunião tinha como objectivo a discussão do preço de referência FOB para a exportação da castanha de caju, a vigorar nos meses de Novembro e Dezembro do presente ano, e a divulgação das linhas de financiamento do projecto SUSTENTA, bem como, informar sobre a primeira edição dos leilões presenciais que vai decorrer no próximo dia 03 de Dezembro pela primeira vez no País, no Distrito de Mogovolas.
Falando na abertura do encontro, o Director Geral mencionou a necessidade de todos os intervenientes do sector identificarem-se com o lema escolhido para o lançamento da campanha de comercialização da castanha de caju 2020/21, pelo facto de este defender a geração de renda para as famílias.
Bande indicou que com a recente mudança do nome da instituição neste momento, as principais culturas do sector são a macadâmia e o caju.
Mais adiante, o Director Geral afirmou que o sector de Amêndoas está a trabalhar no sentido de identificar outras amêndoas com alto valor comercial no mercado internacional que possam ser apostas no País.
Importa referir que, na reunião ficou acordado que o preço FOB irá vigorar apenas durante o mês de Dezembro do corrente ano, sendo que o preço de referência FOB para a exportação da castanha de caju seria a metade do proposto pelo mercado internacional.

office 2013

Artigos relacionados