Este pronunciamento foi feito hoje, pelo Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas – MAAP -, Roberto ALBINO, no quadro do encontro de trabalho com Séverine de POTTER de ten BROECK, a Chefe Diplomática do Reino da Bélgica acreditada em Moçambique.
Por seu turno, a diplomata congratulou-se com esta visão e manifestou abertura para aprofundar a parceria do seu país com o sector, tendo afiançado que Moçambique elevou o seu patamar neste capítulo ao nível global. “Bélgica tem apoiado Moçambique na transversalidade das áreas agora cobertas pelo MAAP e por isso estamos satisfeitos com esta integração num só ministério, pois isso proporciona maiores ganhos de eficiência”, observou.
Ao terminar, o Ministro manifestou grande interesse em aprofundar a cooperação nas componentes das mudanças climáticas, redução do risco de desastres e meio ambiente com a Bélgica, nesta última com enfoque para potenciar o país de capacidades técnicas de monitorização da poluição, e alargar a parceria com aquele Reino, estendendo-a para o ramo da gestão de resíduos sólidos, bem como incluir iniciativas integradas de água, energia e saneamento nos projectos em curso nas zonas rurais no país.