Novas Tecnologias Incrimentam Produtividade Agrária

O dia de campo da Klein Karoo (k2), promovido em parceria com diversas organizações que operam no sector agrário no país, entre as quais a SNV, teve lugar na localidade de Chiremera, posto administrativo de Matsinho, distrito de Vandúzi e nele tomaram parte produtores oriundos das províncias de Manica, Sofala e Nampula com o objectivo de divulgar aos presentes as novas variedades de semente certificada pelo laboratório regional centro de sementes do IIAM.
Para o efeito, a Klein Karoo vai introduzir na safra agrícola 2018/2019 novas variedades como PGS 61, PGS 63 e PGS 53, as quais visam responder as solicitações dos camponeses. Trata-se de variedades com potencial para produzir acima de 10 a 12 toneladas por hectare, que se vão juntar a outras já existentes no mercado, nomeadamente PRIS 601, ZM 523,ZM 309 e KSS 4410.
A empresa K2 diz ter á sua disposição cerca de 210 toneladas para reforçar a segunda época agrícola, segundo anunciou Julius Mapanga, gerente de operação da empresa em Moçambique, o qual referiu que para a presente campanha, aquela empresa vai comercializar mil toneladas de sementes de variedades diversas, contra 450 da campanha finda.
Segundo Mapanga as novas variedades a serem introduzidas são usadas no Zimbabwe, Zâmbia, e África do Sul, e têm potencial para alavancar a agricultura em Moçambique, Mapanga revelou que a semente certificada da K2 é produzida nas províncias de Gaza, e Manica sendo que a importada provém do Zimbabwe, país com larga tradição tecnológica na área agrícola ao nível da SADC.
Participaram no dia de campo da K2 as associações agro-pecuárias de camponeses 16 de junho de Gondola, Batalhão Indepedente de Chimoio pertencente ás FADM, e agro-pecária de Nhamatanda, para além de produtores individuais que foram mobilizados para fazer parte do evento.
Alguns dos agricultores presentes disseram que para além de usarem semente melhorada, recorrem a adubos e outros fertilizantes, sendo que em cada hectare produziam uma, duas, três ou quatro toneladas, mas com o uso da semente híbrida e melhorada já colhem 12 toneladas por hectare, o que tem estado a impulsionar e encorajar a sua produção.

Artigos relacionados