Nampula introduz sistema de produção de hortícolas em moldes intensivos

UM sistema de produção intensiva de hortícolas está a ser introduzido na província de Nampula, com o objectivo de aumentar os rendimentos destas culturas que têm vindo a registar procura crescente dos consumidores da região.
O Director Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Nampula, Paulo Ndzucule, disse que o novo sistema vai permitir que a província produza hortícolas em todas as épocas do ano.
Para o efeito, estão sendo aplicadas técnicas apropriadas de irrigação, recorrendo as várias represas existentes e equipadas quer com motobombas quer com outros materiais de rega, além da capacitação dos prórios produtores e bom aproveitamento da terra para a prática de hortícolas.
O governador de Nampula elogiou o projecto, assumindo que vai responder à demanda não só de consumidores singulares, como também das unidades hoteleiras e hospitalares da zona.
Em Nampula, os distritos de Malema e Ribáuè são os maiores produtores de hortícolas, e as autoridades governamentais já equacionaram a instalação de uma indústria de processamento
e conservação.
Enquanto a indústria não chega, as hortícolas produzidas naqueles distritos são escoadas para as cidades de Nampula, Nacala-Porto, Ilha de Moçambique e algumas vilas e sedes distritais, como são os casos de Nacala-a-Velha, Meconta e Monapo. A existência de grandes e médias empresas ao longo do Corredor de Nacala constitui incentivo aos produtores dos distritos atravessados por este eixo, no sentido de que eles se envolvam ainda mais na produção de hortícolas, com a garantia de que depois fornecem às empresas.
____________
Jornal Notícias, Quinta-Feira, 22 de Fevereirode 2018

Artigos relacionados