NAMPULA COMERCIALIZA 77 MIL TONELADAS DE CASTANHA DE CAJU

A Província de Nampula comercializou na campanha 2022/2023 cerca de 77 mil toneladas de castanha de caju, uma cultura de que a província se orgulha em ser potencial produtor.

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, falando na manhã de quinta-feira (8 de Junho) na primeira Reunião Nacional de Concertação dos Actores da Cadeia de Valor do Caju em Moçambique, disse haver incremento dos volumes comercializados, de 67 mil 338 toneladas em 2021 para as cerca de 77 mil toneladas na campanha 2022/2023.

Segundo o Governador, a escolha de Nampula como anfitriã, leva o Executivo a encarar o futuro do subsector do caju, com justificado optimismo e num momento em que a Província está embalada numa crescente consolidação da sua posição como maior produtora e processadora da castanha do caju no país, mesmo no panorama internacional.

Manuel Rodrigues referiu ainda que, o caju é uma das principais fontes de renda para a população, onde a província conta com mais de 37 empresas, entre processadoras, daí ser necessário ter em conta que cerca de 83% (19) dos seus Distritos são produtores desta cultura de rendimento, que conta com o envolvimento de mais de 300.000 produtores.

Artigos relacionados