MOÇAMBIQUE ADERIU À ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO CAFÉ (OIC)

O facto teve lugar ontem, dia 13 de Junho do ano corrente, em Londres, através de um acordo de adesão assinado pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, e a Directora Geral da OIC, Vanúzia Nogueira.

Na ocasião, o governante afirmou que o mercado de café em Moçambique conta com 11 marcas e 6 delas estão no mercado internacional. Referiu que o governo está a trabalhar em estreita colaboração com as famílias rurais para apoiá-las nesta nova indústria do café e a criar mecanismos que garantem que a grande maioria dos lucros volte para eles.

Num outro momento, o dirigente frisou que o País quer que as pessoas experimentem uma história em cada gole do seu café, uma história de herança, de paixão e de riqueza da sua terra. Salientou que ao escolher o café moçambicano, os consumidores não só desfrutam de uma experiência de sabor único, bem como apoiam os agricultores locais e suas práticas sustentáveis por forma a ajudar a preservar a biodiversidade das ricas paisagens de Moçambique.

“Moçambique orgulha-se de agora fazer parte das nações produtoras de café do mundo”, avançou o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Artigos relacionados