O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar Higino Francisco de Marrule, está de visita a Província de Inhambane por três dias, no âmbito da monitoria da Campanha Agrária 2017/2018.
Na ocasião deparou-se com os enormes estragos causados pela lagarta do Funil do milho. De Marrule afirma que as autoridades estão a difundir estratégias para evitar a propagação da praga que segundo ele pode provocar enormes danos económicos aos produtores.
“A Lagarta de Funil de Milho tal como outras pragas são pragas que ocorrem normalmente nas Campanhas Agrícolas em particular esta lagarta de Funil, é uma espécie invasora que está sendo detetada não só em Moçambique, mas também em alguns países da África Austral, portanto temos estado a tomar medidas no terreno, e é o que estamos aqui a fazer, portanto vamos trabalhar, vamos apreciar o que está a acontecer, vamos aconselhar os produtores, ouvir se as recomendações que estão sendo seguidas ou não para depois avaliar no final do trabalho”, disse Marrule.
Nesta Província, o Ministro vai percorrer campos de produção dos distritos de Vilankulo e Govuro, assim como orientará o Consultivo da Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Inhambane alargado aos Directores dos SDAE’s
Artigos relacionados
-
SETSAN REALIZA XV SESSÃO DO CONSELHO CONSULTIVO
O evento teve lugar no dia 22 de Novembro... -
TETE PREVÊ UM CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 14,1% PARA CAMPANHA AGRÁRIA 2024/25
O pronunciamento foi defendido ontem, dia 08 de Novembro... -
MADER CELEBRA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
O evento decorreu hoje, dia 16 de Outubro do...