Teve lugar no dia 28 de Junho corrente, a abertura do Seminário de Análise da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional Pós-Choque 2023 Baseada em Protocolos do IPC, instrumento que classifica a Insegurança Alimentar Aguda em 5 fases.
O seminário visa analisar os dados de segurança alimentar e nutricional colhidos nos meses de Maio e Junho de 2023, usando o método do IPC e terá o seu término no dia 8 de Julho.
Na ocasião, a Secretária Executiva do SETSAN avançou que pelas características geográficas a situação de choques assola Moçambique, razão pela qual, a análise da situação da segurança alimentar deve ser feita anualmente e frisou que os presentes no seminário têm o desafio de aprimorar a metodologia usada, sem ferir as regras do IPC.
Num outro momento, a dirigente abordou ainda sobre a Campanha de Educação Nutricional Crescer Bem tendo apelado ao distrito de Matutuine ao reforço contínuo na sensibilização por forma a garantir a mudança dos hábitos e costumes não recomendados sobre a alimentação, higiene, saneamento e outras práticas não recomendas verificadas a nível das comunidades.
Abertura do evento foi dirigida pela Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, Leonor Mondlane, e estiveram presentes parceiros de cooperação como a Unicef, PMA, FEWS NET, ADPP, Visão Mundial, HELLEN KERR INT, USAID e distintos convidados.
Participaram também os Membros da Direção do SETSAN, INE, Analistas de Dados de Segurança Alimentar e Nutricional Provinciais, Co-facilitadores, Especialistas em matéria de Segurança Alimentar e Nutricional, Amostristas, Geógrafos, Membros de MOZAVAC, assim como, da Unidade de Apoio Global de IPC.