Decorre hoje e amanhã, dias 18 e 19 de Abril corrente, na província de Maputo, a cerimónia de abertura foi dirigida pelo Américo da Conceição, Director Nacional de Desenvolvimento Pecuário do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
No discurso de abertura da reunião, o Director Nacional deixou saber que em 2023 houve registo de 15 focos da Febre Aftosa, dos quais 13 na província de Tete e 2 em Manica, contra os 25 reportados em 2022. Avançou ainda, que o reforço da vigilância epidemiológica e o controlo de movimento de animais nas zonas fronteiriças entre as Repúblicas do Malawi e Zâmbia contribuíram para o controlo desta doença.
Num outro momento, o dirigente referiu que, no período em análise, registou-se um crescimento de 4,5% na produção de carnes (bovina, pequenos ruminantes, suína e frangos) ao passar de 174.046 toneladas para 181.792 toneladas. Desta produção, a carne bovina cresceu em 5% comparando com o ano de 2022.
“Em 2023 iniciamos com a emissão de certificados de zonas livres de Tuberculose e Brucelose bovina como forma de encorajar os criadores a aderirem a esta iniciativa. Até agora, apenas uma unidade foi declarada livre da Tuberculose e Brucelose. Temos que continuar a educar os nossos criadores a fazerem os testes com regularidade e cumprirem com os requisitos para manter a unidade livre destas doenças”, frisou Américo da Conceição.
Participam desta reunião, quadros dos Serviço de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provincial, Representantes da IADER, DNSAB e DCA, Chefes dos Departamento no Nível Central, quadros da Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário e parceiros.