MATOLA ACOLHE REUNIÃO ANUAL DE SANIDADE AGRO-PECUÁRIA E BIOSSEGURANÇA

Realiza-se hoje e amanhã,  dias 02 e 03 de Junho corrente, na cidade da Matola, a II Reunião Anual da Direcção Nacional de Sanidade Agro-pecuária e Biossegurança sob o lema “Sanidade Agropecuária pela Segurança Alimentar rumo a Fome zero”. A abertura do evento foi dirigida por Rui Mapatse, Inspector Geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Na ocasião, o Inspector Geral deixou saber que com a implementação do SUSTENTA tem se notado como resultado o aumento da demanda de semente para alimentar o programa, tendo registado na campanha passada um crescimento em cerca de 58% em semente produzida, passando  dos 6.891 toneladas na campanha 19|20 para 11.961 toneladas na campanha 20|21. Frisou ainda que no ano transacto foram postos à disposição dos produtores 1.823,8 toneladas de semente melhorada e 2.690,6 toneladas fertilizantes ao nível de todo território nacional, o que resultou no incremento assinalável da produção de milho, arroz, soja e feijões.

Num outro momento, o dirigente afirmou com muita satisfação que cumpriu-se com um dos objectivos do Programa 2020-2024 do MADER, que é: “Garantir a inspecção e fiscalização de insumos e de produtos agro-pecuários” mediante a redução da entrada ilegal de frangos congelados, muitas vezes de qualidade duvidosa, permitindo aos produtores nacionais acesso ao mercado nacional para colocação das suas produções. Avançou que no ano passado o país não registou focos de Febre Aftosa, graças a medidas implementadas pelo MADER, como restrições de movimento interno de animais e seus produtos das zonas suspeitas.

Participam do encontro, quadros do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, funcionários da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas e Serviços Provinciais de Actividades Económicas, parceiros de cooperação e distintos convidados.

Artigos relacionados