MAPUTO ACOLHE O 3º WORKSHOP DE IDENTIFICAÇÃO E MONITORIA DE CRISES DE SEGURANÇA ALIMENTAR

O evento teve lugar hoje, dia 23 de Maio corrente, e a cerimónia de abertura foi presidida por Leonor Neves, Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar.

Tomando a palavra no Workshop, a Secretária Executiva do SETSAN avançou que Moçambique é um dos países mais vulneráveis do mundo devido a localização geográfica que propicia à ocorrências de desastres naturais causados pelas alterações climáticas. Frisou que na área da agricultura em particular, que constitui fonte de sustento para maior parte das famílias rurais, a situação de seca, de cheias ou inundações, de ciclones tropicais, destrói os campos agrícolas e mortes de animais.

Para a dirigente, a Política e Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional III em pipeline prevê no seu plano de acção, nas directrizes estratégicas para o acesso aos alimentos, a criação de um sistema de resposta a emergência e crises, no qual se vai enquadrar o Plano de Preparação para Crises de Segurança Alimentar de Moçambique, FSCP.

De referir que, o Governo de Moçambique, com a assistência do Banco Mundial, iniciou o processo de desenvolvimento do FSCP que será parte integrante do plano de acção multisectorial que vai operacionalizar a política e estratégia de segurança alimentar e nutricional de Moçambique, PESAN.

Artigos relacionados