Decorreu nos dias 12 e 13 de Julho corrente no distrito de Gondola a I Reunião Técnica da Silvicultura cuja abertura foi dirigida pela Governadora da província, Francisca Tomás, sob o lema “Promovendo o Investimento para uma Silvicultura Sustentável e Geradora de Riqueza”.
Na ocasião, a Chefe do Executivo Provincial deixou saber que das 100.000 toneladas de postes e seus derivados exportados para o mercado europeu, no período de Março do ano passado até ao primeiro trimestre de 2023, a província de Manica contribuiu com mais de 85% do volume total.
Razão pela qual, a dirigente reiterou aos operadores florestais e futuros investidores a necessidade de instalação de unidades de processamento de produtos, facto que irá permitir a geração de mais postos de trabalho.
Num outro momento, a governante orientou aos presentes para uma reflexão profunda sobre os maiores desafios de toda a cadeia da silvicultura como forma de delinear as melhores estratégias que permitam o fortalecimento do sector nas suas variadas dimensões.
Importa referir que, o sector da silvicultura em Manica, actualmente, conta com cerca de 3.214 postos de trabalho fixos e 2.324 sazonais.
Participaram da reunião, Membros do Consultivo, Representantes das Instituições Subordinadas e Tuteladas do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Membros do Conselho Executivo Provincial de Manica, Técnicos das províncias de Zambézia, Tete, Sofala, Niassa, Representantes das Empresas Silvícolas do País e distintos convidados.