MADER REALIZA PRIMEIRO FESTIVAL DE CAFÉ DE MAPUTO

O evento decorre entre os dias 14 e 15 de Junho corrente, e visa proporcionar uma plataforma de discussão e exploração sustentável de uma cultura que se tem estado a impulsionar no País cujos resultados vão surgindo.

Tomando a palavra no Festival, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural avançou que estão envolvidos na produção desta cultura em Moçambique 4000 pequenos produtores em regime de consorciação de culturas. Referiu que estão projectados mais 3000 até 2030 e que 13 Empresas produtoras plantaram mais de 2 milhões de mudas apenas nos últimos dois anos.

Num outro momento, o dirigente deixou saber que no País temos 15 marcas de café registadas: café gaiato, café fresco, café barue, mattioli coffee, café guara, manica coffee, cafe vumba, café chimanimani, gorongosa, café do namuli, café zambezi, café niassa, café do ibo, batambas coffee, ibo rota do café, e a el barista.

Para o governante, o festival é uma oportunidade ímpar para aprofundar discussões e ideias por um sector do café mais forte e mais sustentável em Moçambique que conta com a presença da Diretora-Executiva da Organização Internacional do Café, Vanusia_Nogueira.

Artigos relacionados