Trata-se de um evento anual onde os países e intervenientes da cadeia de valor apícola de todo mundo expõem os seus produtos, equipamentos e partilham conhecimento, estando o continente africano representado por países como Moçambique, África do Sul, Tanzania e Burkina Faso.
Segundo a Equipa Técnica do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), liderada pela Deodete Chachuaio, Chefe do Departamento de Ordenamento Produtivo da Direcção Nacional de Desenvolvimento Económico Local, Moçambique participa com um Stand de degustação do mel proveniente das diferentes regiões do País, onde se pode apreciar a qualidade deste produto produzido nas suas diversas características e sabores, envolvendo associações e empresas. Estima-se que a produção actual de mel em Moçambique é de cerca de 600 toneladas por ano, podendo atingir as 10 mil em termos de potencial.
Igualmente, garantiu que no evento, o MADER tem estado a estabelecer contactos com diferentes países com interesse no mercado apícola de Moçambique com destaque para as áreas de produção, treinamento, investigação, regulamentação e comercialização, com especial enfoque para o Brasil, Portugal, Chile e Argentina.
De referir que, o 48º Congresso Internacional da Apicultura, APIMONDIA 2023, decorre na Cidade de Santiago, República do Chile, de 04 a 08 de Setembro corrente.