MADER COMEMORA O DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA RAIVA

Decorreu ontem, dia 28 de Setembro corrente, na província de Sofala, a Comemoração do Dia Mundial da Luta Contra Raiva sob lema “Todos Contra a Raiva por Uma Só Saúde” cuja cerimónia central foi dirigida pelo Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze. 

Segundo o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o termo Uma Só Saúde foi projectado para ser inclusivo garantindo que todos, independentemente de serem profissionais ou simples pessoas interessados na Raiva, identifiquem-se como um parceiro integral desta luta por forma a dar o seu contributo e ajudar a alcançar um bem colectivo que é a eliminação da Raiva até 2030. 

Num outro momento, o governante deixou saber que nos últimos cinco anos perderam a vida no nosso país vítimas de Raiva cerca de 168 pessoas, das quais 48 em 2022, e mais de 111 mil sofreram mordeduras por cães. Igualmente, frisou que no primeiro semestre do presente ano, 9.099 pessoas foram agredidas por cães e 9 morreram por Raiva. 

“A transmissão da Raiva canina aos seres humanos no nosso país pode eliminar-se pela união colaborativa, pelos cuidados médicos adequados imediatamente após a mordedura, pela vacinação e o controlo da população de cães e gatos que muitas vezes não lhes é oferecido tratamento condigno pelos seus proprietários levando ao abandono das suas casas”, avançou o dirigente.

Participaram do evento, o Director Nacional de Desenvolvimento Pecuário, Membros do Conselho Executivo e de Representação Provincial do Estado, População em geral e distintos convidados.

Artigos relacionados