MADER CELEBRA O DIA MUNDIAL DA ABELHA

Teve lugar no dia 20 de Maio corrente, a celebração do Dia Mundial da Abelha que consistiu na divulgação do Mel produzido em Moçambique com vista a melhorar o ambiente de negócios da cadeia de valor apícola.

A iniciativa foi desencadeada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) em coordenação com a Associação do Conselho Nacional da Apicultura através da realização de diversas actividades como feiras decorridas em supermercados e espaços públicos, onde empresas nacionais expuseram os seus produtos nas províncias e cidades (Maputo, Matola, Chimoio, Mocuba e Nampula), bem como visitantes tiveram a oportunidade de degustar e adquirir produtos de colmeia nacional.

No âmbito da celebração, constatou-se que o mel de Moçambique tem merecido apreciação internacional de excelência pelas suas características orgânicas. O Sector envolve, actualmente, mais de 5 mil pequenos apicultores, possuindo em média entre 5 a 10 colmeias e um pequeno nicho de Profissionais e Empresas de processamento e comercialização.

Importa referir que, o MADER para melhorar o ambiente de negócios da cadeia de valor apícola, está a dinamizar a elaboração do Regulamento da Identidade do Mel de Moçambique e do Plano de Monitoria de Gestão de Resíduos.

Artigos relacionados