MADER capacita formadores de Extensionistas

O Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, presidiu esta segunda-feira, 20 de Julho, a abertura da formação de 66 formadores nacionais dos extensionistas. A Formação enquadra-se no âmbito do PROGRAMA SUSTENTA a ser implementado a nível nacional.
O SUSTENTA como um programa nacional de agricultura familiar visa estimular a economia rural, através da integração das famílias no desenvolvimento da cadeia de valor sustentável, com base agrícola e florestal, de forma a melhorar a sua renda e qualidade de vida, observando aspectos ligados à conservação ambiental.
Para o Vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze o programa SUSTENTA 2020-24, compreende 7 componentes estruturais de apoio a agricultura familiar, designadamente: Transferência de Tecnologias; Financiamento; Mercados; Planeamento e Ordenamento Produtivo; Infraestruturas; Salvaguardas Ambientais e Sociais; e Subsídio ao Produtor.
“Um sistema desta natureza, consubstanciado pelo SUSTENTA – integrado, coerente, flexível e orientado pela demanda de mercado, pressupõe a adopção de um relacionamento mais estreito entre a Investigação, o Extensionista e o Pequeno Agricultor. É justamente por esta razão que o SUSTENTA dá primazia a este relacionamento que relança o papel do Agente de Extensão Rural e o eleva à posição de agente indutor da “Transformação de Vidas” no meio rural”,
Sublinhou.
Até 2024, o programa prevê assistir 1.700.000 famílias e alargar ainda mais a actual rede de extensão pública dos actuais 2072 para 7100 Extensionistas).

Artigos relacionados