MADER ACOLHE A XV SESSÃO DO FÓRUM DO ALGODÃO DA ÁFRICA AUSTRAL E ORIENTAL (SEACF)

O evento decorre hoje e amanhã, dias 30 de Junho e 01 de Julho corrente, na Cidade de Maputo, Hotel Indy Village, sob o lema “Perspectivas para o Algodão Orgânico em África”. A abertura foi dirigida pelo Excelentíssimo senhor Rui Mapatse, Inspector Geral do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER).

O Fórum acontece num momento em que o mundo está dar passos para uma agricultura orientada para produção sustentável voltada à conservação dos recursos naturais e Moçambique não está alheio a esta tendência actual que também está alinhada ao compromisso assumido nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e no Programa Quinquenal do Governo.

No seu discurso de abertura, o Inspector Geral do MADER afirmou que a agenda do algodão Orgânico em Moçambique é emergente e está  enquadrada na política de desenvolvimento do sector agrário e integração do sector familiar em cadeias de valor Produtivas. Avançou que um dos desafios lançados para reflexão é a transição da produção convencional do algodão para a produção orgânica, tendo em conta a realidade de cada um dos países membros.

Num outro momento, o dirigente frisou que a produção de algodão orgânico pelos produtores do sector familiar irá constituir uma oportunidade para o aumento da renda das famílias rurais e para melhoria da qualidade de vida. Garantiu que será igualmente uma oportunidade para o país no que concerne a  diversificação do mercado, maior contribuição na balança de pagamentos e atracão de mais investimentos tendo em conta o potencial de produção que Moçambique dispõe para responder a este mercado crescente e promissor.

Participam do fórum, o Director Executivo do ICAC, Membros do Conselho Consultivo do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Presidente do Fórum Nacional dos Produtores do Algodão, Presidente da Associação Algodoeira de Moçambique, Delegados dos Países Membros do Fórum do algodão para África Austral e Oriental, Representantes dos parceiros de cooperação, Gestores das Empresas Algodoeiras, Especialistas do Algodão e Técnicos do Sector Agrário do MADER.

 

 

 

Artigos relacionados