LANÇADO O PROGRAMA DE TREINAMENTO EM EPIDEMIOLOGIA VETERINÁRIA APLICADA EM SERVIÇO

O facto teve lugar no dia 24 de Janeiro corrente no distrito de Gondola, província de Manica. A iniciativa é do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) através da Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário (DNDP), em colaboração com a Faculdade de Veterinária, Ministérios afins e apoio técnico da FAO-ECTAD com vista a criar capacidades na área de recursos humanos para Saúde Animal.

 

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Veterinária Aplicada em Serviço (ISAVET) engloba a formação de 25 técnicos dos distritos das províncias de Manica, Tete, Zambézia e Sofala, com a duração de 4 meses, sendo 1 mês em sala de aulas e 3 nos locais de trabalho (distritos) a desenvolver um projecto de pesquisa.

 

O ISAVET visa reforçar a capacidade para detetar e responder de forma rápida e eficaz às doenças animais transfronteiriças, bem como, as doenças infecciosas emergentes.

 

Importa referir que, até então, foram treinados 19 países de África e Moçambique é o primeiro da Região da SADC e falante de português a receber o referido treino.

 

No seu discurso de ocasião, Américo Manuel da Conceição, Director Nacional de Desenvolvimento Pecuário do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, frisou que o treino visa responder a uma das lacunas apontadas no sector de pecuária por diversas avaliações realizadas em Moçambique tais como, Avaliação da Performance dos Serviços de Veterinária, PVS (Performance of Veterinary Services), em 2009, Avaliação Conjunta Externa, JEE (Joint External Evaluation), em 2017 e recentemente Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica, SET (Sarveilance Epidemiological Tool), em Agosto de 2021.

 

Estiveram presentes na abertura do evento o Director do Serviço Provincial Actividades Económicas de Manica, Representante da Administradora de Gondola, Técnicos da Direcção Nacional de Desenvolvimento Pecuário-(DNDP), técnicos da FAO e parte dos formadores.

Artigos relacionados

English EN Portuguese PT