LANÇADO O LIVRO “AS ÁREAS IMPORTANTES DE PLANTAS DE MOÇAMBIQUE”

A iniciativa provém do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique e o lançamento foi dirigido por Olegário Banze, Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Na ocasião, o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural deixou saber que o lançamento deste livro acontece num momento em que as Partes signatárias da Convenção da Diversidade Biológica, incluindo Moçambique, concordaram através do Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal em aumentar para 30% a área protegida, tanto na Terra como no Mar, até 2030 com foco para as áreas importantes para a biodiversidade.

Num outro momento, o dirigente frisou que no livro podem ser encontradas plantas distribuídas em 57 locais de 9 províncias que de acordo com os critérios de classificação são definidos pela PLANTLIFE, bem como reconhecidos internacionalmente como Áreas Importantes de Plantas (IPAs).

Segundo o governante, para cada uma das 57 Áreas Importantes de Plantas, a informação compilada neste livro realça a sua localização, os aspectos de importância botânica, o seu habitat e ecologia, os desafios na conservação e maneio, os serviços ecossistémicos, bem como apresenta informação sobre as espécies prioritárias e habitats ameaçados e seu enquadramento na rede de áreas protegidas.

Estiveram presentes no evento, a Directora Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique e seus quadros, PCA da Biofund, representantes dos parceiros de cooperação e distintos convidados.

Artigos relacionados