LANÇADA NA ZAMBÉZIA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANIMAL

O evento de lançamento da campanha teve lugar nesta Quinta-feira, dia 14 de Abril corrente, no Posto Administrativo de Maquival, distrito de Quelimane, e foi orientado por Sua Excelência Pio Augusto Matos, Governador da Província da Zambézia. Estiveram presentes o Administrador do Distrito, Director Provincial da Agricultura e Pescas, Chefe do Posto Administrativo entre outros.

Trata-se de uma campanha que visa garantir a defesa da saúde de animal e da economia do país pois é através da imunização dos animais que se combate as doenças e é obrigatória para assegurar a questão da saúde pública.

Segundo o Governador da Zambézia, dados indicam que a província possui um efectivo de 58.537 bovinos contra  56mil de 2020, com uma produção pecuária global de 2.991 toneladas de carne em 2021 contra 2.719 toneladas de 2020, o que corresponde a um crescimento de 10%, 26% da carne do Bovino, um resultado da vacinação obrigatória, banhos, e medidas de controle de movimento de animais.

Para o presente exercício económico 2022, o governante frisou que se prevê um efectivo de 4.973.576 animais de espécies diversas. Avançou que na presente campanha agrária pretende-se vacinar os animais contra a FEBRE AFTOSA, DERMATOSES NODULAR, NEWCASTLE, BRUCELOSE DA RAIVA entre outras.

A terminar, o Chefe do Executivo Provincial apelou a criação de estratégias para evitar a eclosão de doenças e adoção de medidas de vigilância sanitária face as inundações que afectaram a província. Apelou ainda aos produtores de animais a levarem os seus animais à vacinação nos postos indicados pelas autoridades locais como contributo para a defesa da saúde pública e promoção da produção pecuária ao nível da província.

Importa referir que, depois de 4 anos de ocorrência sucessiva, no ano de 2021 não houve registro da febre aftosa.

Artigos relacionados