LANÇADA CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU 2022/23

O acto decorreu ontem, dia 23 de Novembro corrente, na província de Nampula, sob o lema “Transformar vidas, aumentando a renda das famílias produtoras do caju” e foi dirigido pelo Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário dos Anjos Banze.

 

Tomando a palavra no evento, o Vice-Ministro deixou saber que na campanha de comercialização da castanha (2021/2022) o País comercializou mais de 146.000 toneladas de castanha, a um preço médio ponderado de 39 MT/Kg ao produtor. Avançou que a expectativa é de que até ao fim do presente quinquénio (2023/2024), os níveis de comercialização da castanha atinjam as 160.000 toneladas/ano e que a industrialização nacional situe-se nas 100.000 toneladas/ano de capacidade efectiva.

 

Num outro momento, o governante garantiu que está já em fase de ensaios, devendo iniciar o seu pleno funcionamento em breve, uma nova unidade de processamento de castanha na província de Nampula com uma capacidade de 15.000 toneladas/ano, o que representa um grande impulso para a economia do País.

 

A terminar, o dirigente apelou aos produtores a melhorar a capacidade de negociação e facilitação da provisão de assistência técnica, bem como aderência ao cultivo da macadâmia. Exortou aos comerciantes a pagarem preços justos aos produtores e que a remuneração seja diferenciada por qualidade com vista a promover as boas práticas. Solicitou a participação dos industriais nas actividades de fomento da produção com os produtores familiares para permitir um rápido aumento dos novos plantios ordenados.

Artigos relacionados