LANÇADA A CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DE LICHI EM MANICA

O evento teve lugar no dia 15 de Novembro corrente, na Vila de Catandica, distrito de Báruè, e foi dirigido por Sua Excelência Francisca Domingos Tomas, Governadora da província de Manica.

Na ocasião, a Chefe do Executivo Provincial disse que a Lichi vem alcançando o maior destaque nas culturas de rendimento, o que de alguma forma vai catapultar a província para o estatuto de uma das maiores produtoras e exportadoras do fruto.

A governante disse ainda que a comercialização agrícola, sobre tudo o lichi, constitui uma das principais fontes de rendimentos da população nas zonas rurais, todavia com o lançamento da campanha pretende se por um lado, estimular o aumento da produção de cultura e por outro incentivar os produtores do sector familiar e privado a aumentar a rentabilidade apostando numa produção sustentável.

Por sua vez, Domingos Cassuada Tuboi,  Presidente da Vila Autárquica de Catandica, avançou que o evento representa uma grande importância para o crescimento da produção, agro-processamento e a comercialização da lichi.

Para esta  campanha, a  Província de Manica prevê exportar cerca de 300 toneladas de lichi, contra 151 da campanha passada, o que representa um crescimento de 98%.

Artigos relacionados