Isaura Nyusi e Zaid Raad defendem priorização do combate à desnutrição crónica

Publicado no Jornal O País, 26/11/2020

A primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, diz que as mulheres são a espinha dorsal para promoção da igualdade, por isso, devem aproveitar as oportunidades de empoderamento do género. Isaura Nyusi falava hoje num encontro com a princesa da Jordânia, também embaixadora do Programa Mundial da Alimentação para nutrição e saúde materna.

Isaura Nyusi e Sarah Zaid Raad reuniram esta quinta-feira em Maputo com objectivo de discutir soluções para os problemas da desnutrição crónica e o empoderamento da mulher.

A primeira-dama da República de Moçambique entende que resolver estes dois problemas é contribuir para uma melhor posição da mulher.

“Na verdade, o ciclo da pobreza não pode ser quebrado sem uma fundação correcta da nutrição. Devemos inovar e quebrar as práticas tradicionais que limitam o progresso, promover parcerias colocando o bem-estar das mulheres e das crianças no centro da nossa atenção”, disse a primeira-dama, para quem “a maioria das vezes, o rosto da nutrição é a mulher”.

Por sua vez, a princesa da Jordânia, Sarah Raad, entende que é preciso priorizar o combate à destruição crónica antes de qualquer outra decisão.

“É sobre o entendimento de que a nutrição é a base para todas as outras intervenções e as mulheres e as crianças são o coração da paz, prosperidade, boa saúde, educação e o futuro dos países que devemos agir. Então, sinto-me honrada em vir visitar alguns projectos que o Programa Mundial da Alimentação está a implementar com parceiros e que estão focados nos primeiros 1.000 dias de vida das pessoas”, afirmou Sarah Raad.

De acordo com o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o combate à desnutrição faz parte da agenda Governo e é um compromisso que move o país para a produção de alimentos e educação das famílias sobre a necessidade de ter bons hábitos de consumo do que se tira da machamba.

A boa maneira moçambicana, a primeira-dama aproveitou a ocasião para oferecer uma recordação tipicamente moçambicana à princesa da Jordânia.

windows 10 pro

Artigos relacionados

English EN Portuguese PT