Publicado no Jornal Notícias de 23 de Fevereiro de 2021
INSTITUTO Nacional de Irrigação (INIR) está à busca de uma consultoria para a fiscalização das obras de reabilitação do sistema de regadio de M´ziva, no distrito de Nicoadala, província da Zambézia.
A acção segue-se ao lançamento de um concurso público, no mês passado, para a contratação de um empreiteiro que vai executar as obras.
A reabilitação do regadio de M´ziva, com 160 hectares, é parte de uma estratégia definida pelo Governo para a construção ou reabilitação de regadios na Zambézia e que inclui os sistemas dos distritos de Nicoadala, Mopeia, Morrumbala e Maganja da Costa. O projecto conta com financiamento do Banco Mundial.
Em Moçambique, calcula-se que cerca de 70 por cento da população vive nas zonas rurais e pratica a agricultura como principal fonte de obtenção de renda.
A produção agrária é desenvolvida maioritariamente pelo sector familiar, que representa 99 por cento dos cerca de 4.3 milhões de explorações existentes no país.
Acredita-se que a construção do regadio de M’ziva possa beneficiar centenas de membros de associações agrícolas locais, muitas das quais se dedicam à produção do arroz.
Para além do arroz, a província da Zambézia produz milho, batata-reno, feijão e hortícolas.
Estes produtos são vendidos localmente e/ou aos revendedores que, por sua vez, abastecem as cidades de Nampula e Quelimane.
Nos últimos tempos, a Província também produz gergelim e soja.