INHAMBANE LANÇA PARA O MERCADO NACIONAL MAIS DE 10 MIL TONELADAS DE BATATA-RENO

A informação foi avançada pelo Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, no dia 19 de Setembro corrente, em Mapinhane, distrito de Vilankulo, no dia de campo que marcou o início da comercialização da Batata-Reno.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Provincial deixou saber que a província espera comercializar na presente campanha 2023, 10.442,90 toneladas de batata reno contra 8.825,10 toneladas comercializadas na campanha 2022, correspondente a um crescimento de 18.3%.

O governante, igualmente, disse que o crescimento registado foi influenciado pela aposta nesta cultura que actualmente concorre para se torna numa das culturas de bandeira de Inhambane.

Num outro momento, o dirigente desafiou aos presentes no evento e aos produtores em geral a apostarem cada vez mais no cultivo desta cultura para que Inhambane se torne uma Província auto-sustentável na componente de Produção e comercialização da batata reno.

Refira-se que a batata produzida em Inhambane, abastece os mercados locais, o mercado grossista de Zimpeto, Chimoio, Beira, Quelimane e Nacala.

Artigos relacionados