Governo entrega equipamentos e dinheiro para produzir

O Governo através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento, aloca um financiamento avaliado em 1.6 mil milhões de meticais aos pequenos produtores, semi-comerciais, comerciais e a agro-indústrias da Província de Gaza.

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu sexta-feira última (18), no Regadio do Baixo Limpopo, cidade de Xai-Xai, a primeira cerimónia de entrega de kits e financiamento no âmbito da implementação do programa SUSTENTA.
O acto que simboliza o arranque a nível nacional do programa SUSTENTA, foi testemunhado por vários intervenientes do sector agrário e parceiros de cooperação, a destacar produtores, extensionistas, membros do governo provincial e central e representante da União Europeia.
O financiamento aos produtores foi concedido em forma de meios de produção, financiamento e meios circulantes nomeadamente 20 Tractores; 32 Cheques aos produtores semi-comerciais, de um total de 232, que variam de 100 a 400 milhões de meticais e 85 Motorizadas para extensionistas daquela Província.
Falando na ocasião, o Presidente da República disse que o ministério da agricultura não é um ministério do SUSTENTA. Esclareceu que o SUSTENTA é um instrumento de trabalho do Plano Quinquenal do Governo (PQG), a sua implementação deve ser inclusiva, sustentável e dinamizadora da produção.
O Presidente da República orientou aos extensionistas a olharem para o SUSTENTA não somente como instrumento para transmissão de conhecimento, mas também como oportunidade para adquirir experiência, competência para poder executar as actividades.
?SUSTENTA empondera o agricultor? pois, ele passa a produzir com conhecimento, meios e profissionalismo e de forma rentável. O SUSTENTA vai aumentar a renda das famílias; a produção e produtividade; está a dar oportunidade às mulheres e jovens de crescerem; irá trazer a competitividade? garantiu o Chefe do Estado aos beneficiários do programa.
Ainda no Regadio do Baixo Limpopo, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi assistiu à operação de nivelamento dos campos e a reabilitação de infra-estruturas hídricas, enquadrada na preparação da campanha agrária 2020/21.

Artigos relacionados