Governo enaltece projecto para modernização

O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, mostrou-se satisfeito com um modelo de projecto para a modernização da agricultura, que consiste na produção de hortícolas em ambiente protegido (hidroponia, estufas e sombrites) envolvendo jovens da comunidade, que a Gapi esta a desenvolver nas Mahotas.
O projecto das Mahotas, na cidade de Maputo, enquadra-se no programa Juve-Inova, o qual assenta na experiencia desenvolvida pela Gapi na implementação do Agro-Jovem, que foi lançando pelo Chefe de Estado em 2015 e que contou com a presença de Celso Correia como Ministro da Terra e Ambiente e Desenvolvimento Rural. O “Juve-Inova” esta a ser implementado há cerca de 40 grupos de jovens, de idades compreendidos entre 18 e 35 anos, 30% dos quais são raparigas.
Na sua interação com os produtores, Correia, que se fazia acompanhar pela Secretaria de Estado da cidade de Maputo, Sheila Afonso, ouviu as principais preocupações destes, que consistem basicamente na qualidade e custo da semente e na necessidade de instalações de pequenas unidades agro-processamento.
Em resposta, Correia instou os jovens a aumentarem a sua capacidade de produção e desafiou-os a submetem projecto para avaliação.
Estou satisfeito com o que vi, mas é preciso que mais jovens se associem a este tipo de produção em céu aberto, em Chóckwé”.
O governante prometeu dar especial atenção a produção em estufas apostar em culturas como o tomate de crescimento indeterminado, pelo seu potencial produtivo e na produção de frangos, tudo no intuito de dar emprego aos jovens.
Wm reação a esta visita, Adolfo Muholove, presidente da Comissão Executiva da Gapi, explicou que “o programa Juve-Inova (Juventude Inovadora9 é a resposta da instituição para os grandes desafios que a juventude vem enfrentando, caracterizados pela falta de emprego e fracas oportunidades de apoio aos seus projectos de empreendedorismo”.
“Este programa é também a reafirmação da importância que esta faixa etária tem dentro da estratégia desta instituição financeira de desenvolvimento. Este programa vai unir e solidificar os vários programas e projectos que a Gapi cria, direccionadaos a juventude e aos projectos inovadores”, disse.
A Gapi como instituição financeira de desenvolvimento, criada há três décadas por iniciativa do extinto Banco Popular de Desenvolvimento e da Fundação Friedrch Ebert, acumula uma experiencia em todo território nacional na concepção e implementação de programas que visam promover o surgimento de empresários e pequenas empresas nacionais.
Essa intervenção inclui a concepção e implementação de iniciativas que estimulam a capacidade empreendedora e inovadora da juventude.
Destas, destacam-se os projectos “Negócios Verdes”, “Fora da Caixa”, “Via: Rotas para o Trabalho “e o “Agro-Jovem”, os quais envolveram cerca de duas dezenas de parceiros e beneficiaram mais de 5000 jovens. Varias empresas de jovens promovidas através destes programas receberam distinções nacionais e internacionais.

Fonte: Jornal Notícias

Artigos relacionados