GOVERNADORA DE GAZA EM VISITA A MASSINGIR CITRUS

O facto decorreu ontem, 10 de Maio do ano em curso, no âmbito do cumprimento do programa de Governação Aberta e Inclusiva da Chefe do Executivo Provincial, Margarida Mapandzene, uma iniciativa que visa reforçar a interacção com a população e monitorar o desenvolvimento do plano económico a nível dos distritos.

Na ocasião, a governadora visitou os campos agrícolas e teve a informação de que a empresa iniciou com um capital de 3.5 milhões de dólares aprovados no quadro do investimento directo estrangeiro pelo Ministério da Indústria e Comércio, através da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações APIEX.

A dirigente, ficou sabendo ainda que a “Massingir Citrus” emprega um total de 204 pessoas, 3 dos quais de nacionalidade estrangeira, e teve a concessão de uma área de cerca de 505 hectares para a produção agrícola, explorando actualmente um total de 300 hectares.

Da área total em exploração, a empresa dedicou 220 hectares para a produção de citrinos, por sinal o principal propósito da companhia agrícola, sendo que o remanescente é reservado à produção de hortícolas e tubérculos, casos do repolho, abóbora, batata-doce, batata-reno e cebola.

Por forma a maximizar os níveis de produção, a Massingir Citrus possui tecnologias bastante avançadas com grande destaque para o sistema de rega por spray e gota-a-gota, que através de uma técnica de acesso remoto permite uma irrigação tempestiva dos campos, sem necessariamente ter que depender da existência de chuvas, contando ainda com uma cisterna como alternativa para eventuais emergências.

Ainda no rol das vantagens da companhia, sublinha-se a existência de um protocolo assumido com comerciantes locais que permite que estes procedam ao levantamento dos produtos com a prerrogativa de saldar a dívida após a venda das unidades.

Num breve contacto com os funcionários, a governante exortou sobre a valorização de todo o tipo de iniciativa que visa reforçar o estatuto do distrito como um impecável ambiente de negócios, alertando posteriormente sobre a vantagem do espírito de compromisso e de honestidade por forma a preservar o emprego e garantir consequentemente a expansão do projecto para a geração de mais postos de trabalho para o desenvolvimento mais acelerado da unidade territorial.

Artigos relacionados