GOVERNADOR DE NAMPULA VISITA CAMPO DE PRODUÇÃO EM RAPALE

O facto decorreu nos dias 06 e 07 de Junho do corrente ano, no campo de produção de arroz em bloco do senhor Baleiras Daniel Inácio Jamusse, no Posto Administrativo de Namaita, e campo de produção de hortícolas de Jovens, na Localidade de Rapale-Sede, respectivamente.

No campo de produção de arroz, o Chefe do Executivo Provincial ficou a saber que o produtor apostou na agricultura sobretudo na produção desta cultura e criação de gado bovino com fundos próprios, tendo nesta primeira fase conseguido lavrar e semear arroz num total de 3.5 hectares e espera colher cerca de 4.2 toneladas. Teve a informação de que o senhor Baleiras Jamusse tem recebido assistência por parte dos extensionistas, o que lhe garante melhor colheita de arroz no campo agrícola e produção saudável do gado bovino.

Na interação, o governante saudou a iniciativa e encorajou ao produtor pela produção de arroz em bloco pelo facto de a mesma facilitar o controlo de possíveis ataques de animais e roubo de produtos na época de colheita. Encorajou o produtor a aumentar as áreas de produção de arroz, visto que a zona é baixa, possui humidade e água, e é propícia para produção da cultura e hortícolas.

Num outro momento, o dirigente visitou o campo de produção de hortícolas onde foi dado a conhecer que a associação de Jovens foi fundada em 2021, no âmbito do programa SUSTENTA, e possui uma área de 5.5 hectares lavrada dos quais, 2 hectares corresponde a Cebola, 1.5 a tomate, 1 a pimento e 1 a repolho. Ficou a saber ainda que os Jovens são oriundos de 5 distritos da província de Nampula, uniram as forças e apostaram em agricultura para conseguir sustentar as famílias.

Durante a interação com o responsável da associação, o Governador de Nampula congratulou a iniciativa dos jovens e encorajou a continuarem a replicar o acto para outros jovens daquela localidade, distrito e na província em geral.

Artigos relacionados